Blog

Voltar
25/11/2013 NOVIDADES

Má postura no trabalho pode prejudicar os treinos

Grande parte dos atletas amadores, em geral, trabalham sentados durante a maior parte do dia, e não ficam imunes às dores nas costas. Não é raro os treinos acabarem prejudicados por problemas causados pela má postura no trabalho.

Quando a pessoa fica sentada, a coluna lombar tende a perder sua curvatura normal, condição chamada de lordose. A lordose lombar é um transtorno devido a uma curvatura excessiva da coluna para dentro. Em cadeiras de encosto mais “fundo” a pessoa pode ficar com a curvatura invertida, posição que aumenta a sobrecarga sobre as estruturas da coluna e a compressão nos discos intervertebrais, podendo causar dor e exercer uma influência negativa nos casos de hérnia de disco.

Algumas dicas que os treinadores podem sugerir a seus alunos:

1) utilizar um apoio na cadeira, mais precisamente na região lombar. No mercado é possível encontrar apoios infláveis e ajustáveis à necessidade de cada pessoa. Até mesmo uma toalha enrolada ou uma almofada pequena podem ser utilizadas.

2) O pescoço também pode incomodar os treinos após o trabalho e necessita de atenção tanto quanto as costas. Normalmente o músculo trapézio fica muito tenso, causando dor desde o pescoço até os ombros. Essa tensão, em geral, piora nos treinos. Para evitar essas dores, é importante manter os ombros abaixados durante o trabalho, ajustando adequadamente a altura da cadeira para que ombros e punhos fiquem alinhados, além da altura dos monitores, os posicionando na altura dos olhos.

3) Sempre que possível, levantar-se e andar um pouco no ambiente para manter a coluna com suas curvaturas fisiológicas. A melhora da postura vai se refletir no desempenho nos treinos.

Por Jornalismo Portal EF

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar