Blog

Voltar
24/02/2014 NOVIDADES

Anabolizantes e suplementos: as diferenças e riscos de cada opção

Quando o assunto é aumentar a massa muscular, sempre tem quem busque um resultado mais rápido do que o simples treinos de musculação oferece. Essa “ajuda” pode vir de duas formas: com anabolizantes ou suplementos nutricionais. Mas qual é a diferença entre eles?

- São dois produtos completamente diferentes. Os anabolizantes são feitos a partir de hormônios e proporcionam maior força. Já os suplementos são extraídos dos alimentos e vêm para completar a dieta. O anabolizante é ilegal e geralmente conseguido no “mercado negro”, enquanto os suplementos são liberados – disse a nutricionista esportiva Elisa Berkenbrock.

Uso de esteroides anabolizantes pode gerar problemas graves de saúde. Foto: Agência Getty Images

De acordo com o cardiologista Nabil Ghoraeyb, especialista do EU ATLETA, a indicação para uso de anabolizantes só existe em casos diferenciados:

- São indicados em casos de deficiências clinicas dos níveis de testosterona, grandes quadros decaquexia (tipo de desnutrição aguda que leva ao emagrecimento repentino) ou doenças graves e desgastes físicos severos após cirurgias de grande porte – explicou.

O DJ Felipe Sabino, de 31 anos, conta que estava acima do peso, mas emagreceu e decidiu usar esteroides para ganhar músculos em pouco tempo com trabalho de hipertrofia na academia.

- Era uma paciente com quadro de obesidade mórbida e pesava 150kg. Mudei o meu estilo de vida, consegui perder 50kg em um ano e fugi da cirurgia bariátrica. Até chegar o momento em que achei interessante começar a usar anabolizantes – contou o DJ de 31 anos.

Médica e diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Carmem Assumpção explicou que o culto ao vigor físico que existe nos dias atuais tem contribuído para esse uso indiscriminado de anabolizantes visando aumentar a massa muscular rapidamente.

- É totalmente inadequado. Os médicos não compactuam com esse uso de anabolizantes para qualquer condição de melhora de desempenho. São drogas que promovem efeitos colaterais gravíssimos. Nós repomos os hormônios, como a testosterona, por exemplo, quando há uma necessidade clínica ou patológica – afirmou.
Problemas graves de saúde

Felipe, portanto, mal sabia o perigo que estava correndo. Pois o uso de esteroides podem causar problemas como a queda de libido, agressividade, disfunção da glândula tireoide e câncer de fígado. No caso das mulheres, a voz pode ficar mais grossa e também gera infertilidade. Sobre o consumo de suplemento, a nutricionista Elisa explica que não traz prejuízo à saúde, mas que precisa ser liberado após consulta individual.

- Os suplementos alimentares, de um modo geral, são indicados para todas as idades. Desde uma criança que está com dificuldades para ganhar peso e pode usar proteína em menor dose ou até mesmo a creatina em idosos. Deve ser prescrito por uma especialista da área e não por um colega de academia – explicou Elisa.

Nabil destacou que os anabolizantes oferecidos em academias vêm do exterior como forma de contrabando e usá-lo sem uma prescrição pode ser considerado criminoso.

- O risco é evidente nos chamados ciclos. Do ponto de vista da ética, alguns médicos receitam com a desculpa de que alguns usuários devem ser retirados aos poucos desta dependência. A situação é grave e as complicações são enormes – encerrou o cardiologista.

 

Fonte: Portal Global Fitness

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar