Blog

Voltar
18/03/2014 NOVIDADES

POWER JUMP é uma arma na prevenção e no tratamento das varizes

Atividade no minitrampolim estimula a musculatura das pernas e favorece o retorno venoso.

Ter pernas torneadas e bonitas é o desejo de muitos homens e mulheres. Por meio das atividades físicas é possível conquistar uma musculatura mais forte e uma circulação mais fácil, favorecendo não apenas o contorno dos membros e o fim da celulite, mas também auxiliando na prevenção e tratamento de uma doença que afeta muitos brasileiros: as varizes.
 

As varizes são a 14ª causa de afastamento laboral no Brasil

De acordo com informações do Ministério da Saúde, é um problema que afeta 35% dos brasileiros, sendo um homem a cada quatro mulheres. Por definição, as varizes são as veias dilatadas e tortuosas que perdem sua função. Caio Focássio, cirurgião vascular da capital paulista, conta que as varizes primárias ocorrem por um enfraquecimento da parede venosa em decorrência de algum fator predisponente, enquanto as secundárias acontecem por causa ou evento que tenha acontecido, como trauma grave com lesão venosa extensa, trombose venosa profunda prévia etc.

O treinador da Body Systems, Robinson Kennedy, explica que o sangue sai do coração, que é uma área alta do corpo, e segue até os pés, mas para retornar ao órgão, precisa lutar contra a gravidade. “Quanto mais atividade física e esforço essa pessoa fizer com as pernas, melhor vai ser o retorno venoso. As veias são lubrificadas com o sangue e sofrem ação muscular para retornar para o coração”, diz.
 

Retorno venoso: a genética é um dos fatores que podem desencadear as varizes

Assim como a idade – após os 40 anos -, o sexo, a obesidade, os hormônios femininos (gestação, uso de anticoncepcional ou reposição hormonal), o fato de sermos bípedes e também a raça (é um problema mais comum em brancos).

A pessoa portadora de varizes sente dores, cansaço e até coceira nos membros inferiores, principalmente nos dias mais quentes, que indicam que o sangue está encontrando dificuldades para retornar ao coração e fica “represado” nos membros, causando as varizes. Uma das formas de prevenir e tratar essa doença é por meio das atividades físicas. “Os exercícios previnem, nos indivíduos que não têm insuficiência venosa, pois faz com que usem mais a ‘bomba da panturrilha’, facilitando o retorno venoso”, indica Focássio.
 

A panturrilha é responsável por 70% do retorno venoso ao coração e chega a “bombear” cerca de 100 ml de sangue por minuto

“Existem vários fatores que contribuem para o retorno venoso dos membros inferiores, como movimentos respiratórios, pressão intra-torácica e abdominal, até a bomba plantar e das panturrilhas. Por isso que a atividade física pode auxiliar em muitos aspectos, principalmente no treinamento cardiorrespiratório sistematicamente, até a ‘bomba da panturrilha’ localmente”, propõe Focássio.

A panturrilha é considerada pelos médicos um “segundo coração”. Além de ajudar no equilíbrio, a “batata da perna” deve ser movimentada frequentemente para prevenir e auxiliar no combate aos problemas vasculares.
 

Treino aeróbico previne o aparecimento de varizes

Exercícios como caminhada, corrida e salto são bons para prevenir o problema ou minimizá-lo. Kennedy conta que o POWER JUMP também é indicado, porque, diferente de uma corrida convencional,na qual o impacto pode gerar problemas nas articulações de tornozelo, joelho e quadril, a corrida no minitrampolim não tem impacto e o efeito rebote do elástico ao “empurrar” o indivíduo para cima faz com que exista uma constração muscular constante.

“O exercício com minitrampolins vai ajudar a prevenir ou reduzir o aparecimento de novas varizes”, diz o cirurgião vascular. O treino aeróbio e de musculação com pouca carga e muitas repetições também são indicados pelo médico como bons para prevenir as varizes e facilitar o retorno venoso.
 

Se o aluno já tem as varizes, ele não está impedido de praticar atividade física


“Mesmo no verão, ele pode praticar a atividade. Tem só de se hidratar muito para reduzir a temperatura corporal, mas é importante destacar que o calor só dilata as veias quando se passa muito tempo na mesma posição – sentado ou em pé. Aí o indicado é se mexer, alongar, massagear etc para prevenir as varizes”, diz Kennedy, que indica até o movimento de subir e descer na ponta dos pés como válido para ser praticado ao longo do dia para ajudar o sangue a retornar ao coração.

Os exercícios pliométricos promovem uma contração muscular intensa que ajuda no retorno venoso e que promove um aumento grande na velocidade do fluxo sanguíneo que sai do coração também. “Só não pode confundir com exercício isométrico”, Frisa Robinson Kennedy que explica que o exercício isométrico com carga e tempo altos podem gerar uma contração muito grande que vai pressionar a veia, impedir o sangue de circular e, com isso, causar a variz. Cabe ao profissional de educação física ficar de olho em seus alunos para evitar esse tipo de problema. 

Por Jornalismo Portal EF

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar