Blog

Voltar
29/05/2014 NOVIDADES

Os alimentos funcionais na saúde de esportistas e atletas

Alimentos funcionais, por definição, são aqueles com comprovadas ações sobre o papel metabólico ou fisiológico, prevenindo doenças e ajudando no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo.

Condições de treinamento intenso e sobrecargas contínuas levam a uma maior depleção de nutrientes e inflamações, levando ao desequilíbrio do organismo. O trabalho muscular intenso geram quantidades consideráveis de radicais livres que, em excesso, levam o organismo ao estresse oxidativo.  Por isso, ajuste dietético para as pessoas fisicamente ativas se faz muito necessário.

Resumidamente, alguns nutrientes funcionais são muito estudados para esse fim, como os flavonóides, as catequinas e ômega-3.  Os flavonóides são nutrientes presentes em frutas cítricas, alcachofra, tomate, dentre outros, e ajudam eficazmente na recuperação muscular. As catequinas, muito presentes no chá verde, melhoram os níveis plasmáticos de enzimas antioxidantes, ajudando a controlar a inflamação causada pela sobrecarga de exercícios. Já o ômega-3, muito presente em peixes de água fria como salmão e atum, é considerado uma gordura essencial (precisa ser fornecida pela dieta) e importante para garantir controle de todo processo inflamatório, na saúde mental e a prevenir e tratar lesões.

Garantir bons hábitos alimentares e a inclusão de alimentos funcionais à dieta otimizam rendimento, previnem lesões, ajudam na mudança de composição corporal e trazem mais qualidade de vida.

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar