Blog

Voltar
18/01/2011 NOVIDADES

Alimentos ricos em carotenóides garantem bronzeado saudável.

Carotenoides são pigmentos naturais amplamente encontrados na natureza, responsáveis pela coloração que vai do amarelo ao vermelho. Eles estão presentes em algumas espécies vegetais (flores, frutas, verduras e raízes), na corrente sanguínea e em tecidos humanos e de outros animais

Entre suas funções estão a absorção de luz, atividade antioxidante, diminuição do risco de doenças degenerativas e câncer. Entretanto, o que mais chama a atenção dos cientistas é a capacidade que alguns carotenoides apresentam de converter-se em vitamina A no organismo.

Existem aproximadamente 600 tipos de carotenoides, porém menos de 10% deles são precursores da vitamina A. O betacaroteno é o carotenoide mais ativo e de maior bioconversibilidade no organismo humano. Como a cenoura, vários outros alimentos apresentam essa substância, um antioxidante que quando transformado em vitamina A age ativamente na recuperação da pele e auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por conferir o aspecto bronzeado.

Comer alimentos ricos em carotenoide, também presente na batata-doce, abóbora, beterraba, mamão papaia, manga, brócolis e espinafre, favorece um bronzeamento mais rápido. Estes alimentos devem ser consumidos em grandes quantidades (de 15 a 25mg por dia), o que equivale a duas cenouras e um mamão papaia. Mas, também é possível recorrer às cápsulas complementares, que devem ser receitadas por um médico. Além disso, incluir no cardápio alimentos ricos em vitamina C como acerola, limão, kiwi e laranja, também ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Para saber se você está ingerindo quantidades suficientes de betacaroteno, observe as palmas das mãos. Se estiverem amareladas, é sinal de acúmulo da substância. Os carotenoides também tendem a se depositar em áreas mais oleosas do corpo, como a testa e as costas. Em quem tem a pele muito clara há o risco de surgir um tom amarelado artificial. Já nas pessoas morenas, a coloração produzida pelo nutriente tende a dar um aspecto dourado. Para o estoque na pele diminuir e a coloração desaparecer basta interromper a ingestão. Mas, não se preocupe, pois este pigmento não apresenta efeito tóxico no caso de uma superdosagem quando consumido em excesso. O organismo só irá sintetizar o betacaroteno em vitamina A quando for necessário.
Segundo o nutricionista, Marco Dias Leme, receitas que apresentam os alimentos ricos em carotenoides já triturados, ou em forma de purê ou de suco, tendem a proporcionar uma absorção mais ligeira. Mas, para que haja resultado satisfatório no bronzeado, é preciso uma ingestão continuada e anterior à exposição ao sol.

As sugestões para refrescar os dias quentes de verão são: suco de mamão com laranja e cenoura, suco de manga, de damasco ou ainda de laranja com beterraba.

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar