Blog

Voltar
19/10/2015 NOVIDADES

Alimentos termogênicos aumentam o gasto calórico e têm ação antioxidante

Os alimentos termogênicos são capazes de acelerar o metabolismo, aumentando a temperatura corporal, fenômeno chamado de termogênese.

Os alimentos termogênicos são capazes de acelerar o metabolismo, aumentando a temperatura corporal, fenômeno chamado de termogênese. A palavra termogênico é derivada do grego e significa calor. Com este aumento da temperatura corporal, passamos a gastar mais calorias. Esse gasto fica em torno de 5% a 10% em relação ao gasto energético normal do nosso metabolismo.



Por isso, os alimentos termogênicos podem ser grandes aliados nas dietas de emagrecimento. No entanto, não adianta apostar apenas em um alimento. É preciso ter bom senso na escolha de tudo o que está compondo as refeições.

Além de ajudar no efeito termogênico, a maioria destes alimentos tem importante ação anti-inflamatória e antioxidante, combatendo os radicais livres, grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Alguns alimentos que têm importante ação termogênica e anti-inflamatória:

- Chá verde: atua no metabolismo e na oxidação das gorduras de forma significativa, podendo ajudar no ganho de massa magra. É uma bebida muito indicada nas dietas de emagrecimento. A bebida tem outros benefícios como ação cardioprotetora, diurética, antioxidante, digestiva, entre outras. Seu efeito termogênico acontece devido à combinação dos polifenóis e da cafeína, que estão presentes naturalmente na Camellia Sinensis, planta que dá origem ao chá verde e outros chás (chá vermelho, chá branco e chá amarelo). Por este motivo, ocorre o aumento da taxa de metabolismo e passamos a gastar mais energia. Se o consumo for associado à atividade física, o resultado é potencializado.

- Água gelada:  embora ainda não seja um consenso, após o consumo da água gelada, o corpo precisa equilibrar a temperatura (36°C) e passa a gastar mais energia. Esse é um processo normal sempre que consumimos qualquer bebida gelada. Consumir um copo de água gelada faz com que o nosso corpo gaste cerca de 10 calorias para regular sua temperatura. Normalmente já é indicado o consumo de 1,5l a 2l de água diariamente para hidratação e funcionamento adequado do organismo. Sendo assim, consuma essa água gelada.

- Canela: por ter ação estimulante e aumentar a temperatura do corpo, a canela pode ser considerada um alimento termogênico. Seu efeito é leve. A canela não é um alimento fácil de consumir em grandes quantidades devido o sabor acentuado. Duas colheres de café ao dia são suficientes para auxiliar na dieta, juntamente com outros alimentos. Pode ser colocada em frutas cozidas, sucos e outros alimentos.

- Gengibre: é fonte de substâncias termogênicas, como o gingerol, que atua no aumento do gasto calórico e também na reposta anti-inflamatória. Um ou dois pedaços de 1cm diariamente ajudam a acelerar o metabolismo. Pode ser utilizado ralado, como um tempero, ou na forma de chás, sucos e caldos.

- Pimenta vermelha: é um dos alimentos que mais estimula a produção de calor pelo corpo, devido à presença de uma substância chamada capsaicina, que dá o sabor ardido. Ela também é antioxidante e protege o coração. Não é indicada em casos de gastrite ou outras sensibilidades e restrições. A quantidade de 3g a 5g por dia já é suficiente. A vantagem é que ela pode ser consumida facilmente nas refeições, em geleias ou em outras preparações.

Há ainda outros alimentos termogênicos como:mostarda, guaraná em pó e cafeína. Existem também bebidas elaboradas com vários ingredientes à base de termogênicos naturais. Essas bebidas combinam além do chá verde, chá vermelho e guaraná em pó, outras substâncias como taurina, inusitol e casca amarga da laranja, que são energéticas e estimulantes. Irão agir de forma sinérgica no metabolismo e oxidação das gorduras.

Alguns alimentos não são indicados para quem tem qualquer alergia ou restrição alimentar, como a pimenta e a canela. Outros alimentos como chá verde, guaraná em pó, cafeína, etc, não são indicados para gestantes, hipertensos e pessoas com distúrbios do sono. É o caso também das bebidas termogênicas que combinam várias substâncias para atuarem na disposição e oxidação das gorduras. A orientação é não exagerar no consumo diário e sempre consultar um nutricionista.

No entanto, apostar apenas em alguns alimentos e não cuidar do equilíbrio de todas as refeições diárias pode ter pouco efeito. Vale lembrar que o nosso metabolismo é influenciado por diversos fatores como sexo, idade, altura, peso, atividades física, entre outros. Comer pouco, de forma saudável e várias vezes ao dia são princípios fortes de longevidade e qualidade de vida.

Matéria publicada pelo site Eu Atleta 

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar