Blog

Voltar
31/10/2015 NOVIDADES

#RCnamídia - Campanha "Seja mais que sperto" no jornal METRO

Meia Maratona do Espirito Santo de Shopping a Shopping. Investir em alimentos ricos em carboidratos e fibras é importante para o desempenho na corrida.

Faltando menos 10 dias para a largada da Meia Maratona do Espírito Santo de Shopping a Shopping, os corredores que vão encarar o desafio devem pisar no freio e reduzir o ritmo dos treinamentos para guardar energia para a prova de 21 km, marcada para as 7h do dia 8 de novembro. Os atletas participantes dos 14 km saem às 7h30. Esperada pela maioria dos atletas, a meia maratona passa por três municípios da Grande Vitória: Vila Velha, Vitória e Serra, e tem a maior parte do seu percurso colorida pelas belezas paisagens da orla. O cartão-postal do Estado, o Convento da Penha integra o visual do trajeto, graças à inclusão da Terceira Ponte na corrida. E se você vai entrar nessa disputa, os treinadores orientam que os corredores reduzam em 40% o volume de treinamento habitual na semana antes da prova. Se o corredor percorre 10 km por dia, deve passar para 6 km de percurso, por exemplo. “É preciso deixar as fibras musculares mais preparadas para receber a carga do dia da prova”, explica o treinador de atletismo Enício Pereira. De acordo com ele, também é importante investir em proteínas e carboidratos nos três dias antes da prova, além de reforçar a hidratação e evitar gorduras e bebidas alcoólicas na semana anterior da corrida, para não haver desidratação.

Subida

Um dos maiores desafios a serem enfrentados pelos atletas, segundo os treinadores, são os trechos de inclinação, na subida da Terceira Ponte, sentido Vitória - logo no início da prova -, e na avenida Norte-Sul, nos últimos quilômetros da disputa. A falta de sombra na avenida Norte-Sul, no final da prova, pode deixar os corredores mais cansados, por conta do sol forte. Kadu Brito, diretor técnico da Vitória Runners, orienta os atletas a percorrerem as subidas de forma cadenciada. “Isso ajuda a evitar a perda de energia muito rápida. Eles também devem evitar um ritmo muito forte na descida da ponte, para não cansar logo no início da prova”, diz.
Os corredores também devem ficar atentos às vestimentas na hora da prova. Brito orienta os corredores a usarem o tênis habitual do treino e a roupa com que costumam correr, para evitar desconforto durante o percurso, o que pode desconcentrar o participante. Como a distância a ser percorrida é longa, o treinador orienta os atletas a levarem um gel de carboidrato ou uma mariola para serem consumidos durante a prova, com o objetivo de dar uma dose extra de energia para vencer os quilômetros finais da disputa.

Desafio

Em sua terceira participação na prova, o empresário Marcelo Braga vai encarar pela primeira vez 21 quilômetros. O que ele mais gosta na prova é o fato de começar às 7h, com sol mais ameno. “Estou me preparando há dois meses para a meia maratona. Antes, eu corria por conta própria. Há seis meses participo de grupo de corrida e meu rendimento aumentou muito e vou encarar os 21 km. Estou treinando para passar bem pelas subidas”, conta.

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar