Blog

Voltar
07/03/2016 NOVIDADES

INGESTÃO HÍDRICA (ÁGUA NO ORGANISMO)

A água é preponderante no que se refere a hidratação corporal, há por volta de 4 litros de sangue no corpo que é constituído em sua maioria deste elemento.

Ainda que a região metropolitana de Vitória seja bem quente, ainda mais nesta época do ano, se observa que as pessoas não ingerem água conforme a recomendação. Basicamente um indivíduo possui sua recomendação própria de água.

A água é preponderante no que se refere a hidratação corporal, há por volta de 4 litros de sangue no corpo que é constituído em sua maioria deste elemento. A boa hidratação garante a permeabilidade entre membranas celulares. Água auxilia o corpo filtrar as sujidades, regular processos bioquímicos e outros relacionados com a temperatura, transportando ainda substâncias.

O cálculo específico para o consomo é o seguinte, multiplica-se o peso atual por 37ml. Por exemplo: uma pessoa que pesa 94kg, deve consumir 3,48 litros de água/dia.

Outra boa forma de se analisar se a ingestão está adequada é a observação da cor da urina. Estando amarela bem clara, quase transparente significa que o consumo está em perfeita harmonia com a recomendação.

Uma maneira de se evitar bebidas durante as refeições é beber bastante água até no máximo 40 minutos antes destas, melhor hidratado o organismo não promover a necessidade sufocante de se beber enquanto come.

Lembrando que a falta de água no musculo poderá acarretar a fadiga durante a atividade física, comprometendo assim o rendimento da prática.

Por fim vale ressaltar que o centro da fome é bem próximo do da sede no hipotálamo (cérebro) sendo assim a boa hidratação acaba com a vontade demasiada de “beliscar besteiras”, estas que facultam calorias vazias e que promovem aumento de peso, de colesterol e de outros malefícios decorrente deste mau hábito alimentar.

 

Por: Alessandro Araujo, Nutricionista da Razões do Corpo 

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar