Blog

Voltar
07/03/2013 NOVIDADES

MÉTODO PILATES

A história do método começou em 1914, na primeira guerra Mundial, quando o criador, Joseph Pilates, trabalhou em um campo de concentração. Durante esta pausa involuntária, ele começou a desenvolver intensamente seu conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que ele mesmo chamou de "Contrologia". Estudou yoga e os movimentos de animais e treinou seus companheiros no condicionamento físico e exercícios. Conta-se que esses prisioneiros sobreviveram a grande pandemi

Segundo Pilates, este é um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente, ampliando a capacidade de movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. É um sistema de exercícios que possibilita maior integração do indivíduo no seu dia-a-dia. Trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva.

Independente da idade, qualquer pessoa pode ser beneficiada pelo Método Pilates que melhora a qualidade de vida e oferece resultados rápidos. Mas para obter tais benefícios é preciso ser disciplinado.

BENEFÍCIOS

• Desenvolvimento de um corpo forte e flexível, sempre exigindo o máximo controle dos músculos.
• Aumento da capacidade de respiração
• Melhoria da circulação sanguínea
• Desenvolvimento de músculos abdominais fortes
• Melhoria da qualidade de vida e desempenho esportivo
• Prevenção de lesões e eliminação da dor
• Recuperação de alguns problemas musculares causados por sobrecarga
• Melhor percepção do corpo e da mente
• Redução de estresse
• Melhor alinhamento postural
• Melhoria da consciência corporal e coordenação motora

A técnica apresenta muitas variações de exercícios e pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam alguma patologia em que a reabilitação é necessária, como desordens neurológicas, dores crônicas, problemas ortopédicos e distúrbios da coluna vertebral.

Entre os atletas a pratica também tem se difundido pelo impacto positivo na execução dos exercícios intrínsecos a cada modalidade. Além disso, um grande número de atletas de vários esportes perceberam a eficácia do Pilates também na prevenção de lesões, recuperação e fortalecimento de todo o corpo.

INDICAÇÕES

As indicações são muitas e variadas, podendo ser aplicada em populações especiais - como gestantes idosos e atletas - e também em diversos problemas ortopédicos, como diminuição de flexibilidade e escoliose.

CONTRAINDICAÇÕES

A maioria das contraindicações são relativas e não impedem a aplicação do método, apenas exigem algumas alterações e cuidados, como é o caso da posição supino em gestantes, mas os exercícios podem ser realizados em outras posturas.

Pode existir contraindicação em casos de processos agudos e dor intensa, sendo necessário primeiramente o tratamento desta fase, para que posteriormente se inicie o método.

FONTE:

1. http://www.tudosobrepilates.com.br/josephpilates
2. http://pilatessaocaetanodosul.blogspot.com.br/2010/12/objetivos-contra-indicacoes-e.html
3. http://www.institutosalus.com/_arquivos/artigos/16732306364e068fc0565ac3.68573680.pdf
4. http://www.bem-viver.com/artigos-pdf/pilates%20na%20reabilitacao.pdf
5. http://revistapilates.com.br/
6. http://www.studioequilibrium.com.br/downloads/Barra-%20Flexibilidade.pdf

Jiselly Nataly - Fisioterapeuta e Professora de Pilates da Razões do Corpo

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar