Blog

Voltar
25/06/2013 NOVIDADES

Delícias do arraiá: Devo comer?

Com bom senso, dá para se deliciar com os doces e salgados e ainda manter a forma.

Julho é época de festejar e de aproveitar os pratos típicos espalhados pelas festas em quermesses e igrejas de todo o país. Delícias como canjica, bolo de aipim e fubá, quentão e pamonha não podem faltar.

Se você evita tais alimentos com medo de engordar, saiba que eles fazem muito bem para a saúde.

Sabe aquela mesa de café da manhã nas novelas de época? Dão água na boca e você pode comer sem culpa, mas sem exageros.

O ideal é você escolher alimentos como a canjica, o caldo verde, o milho, que são ótimos.

Também é possível se deliciar com os pratos juninos de forma mais light. Confira algumas dicas de como substituir alguns ingredientes, como por exemplo, o leite integral pelo desnatado na canjica; retirar o bacon do caldo verde; ou mesmo acrescentar outros de maior valor nutritivo, como por exemplo, pé de moleque com adição de aveia.

Para facilitar, anote algumas dicas para você escolher e montar seu cardápio de forma saudável com valores nutricionais e calóricos de cada prato.

Pé de moleque - O amendoim é rico em proteínas e gorduras. Encontra-se, também o sódio, um dos principais fatores da regulação hídrica do organismo. É, ainda, fonte de outros minerais como o cálcio e ferro. No entanto, a forma como o pé de moleque é preparado, com açúcar e muitas vezes torrado faz com que a cada 100g (1/2 copo americano) sejam encontradas 595 kcal.

Bolo de fubá - A farinha de milho é um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos. É um carboidrato rico em fósforo e potássio. Cada 100g de farinha de milho tem 351kcal. O valor nutricional por fatia de 55g de bolo de fubá é de 95 calorias;

Maça do amor - A maçã é rica em fibras e antioxidantes e tem 80 kcal, no entanto, a do amor, tem 450kcal vindas daquela cobertura saborosa que é o açúcar.

Milho – É rico em fibras, vitaminas A e B, além de ajudar no funcionamento do intestino. Cada espiga tem em média 85kcal.

Canjica – É rica em vitamina A, cálcio, fósforo, sódio e potássio. A cada 100g de canjica tem 105kcal.

Paçoca – É uma mistura de amendoim, açúcar e farinha de mandioca. Uma unidade de paçoca tem 150 kcal. Se pensar em repetir, dê preferência à maçã do amor que tem fibras e antioxidantes.

Bolo de aipim - Não contém quantidade significativa de proteínas e fibra alimentar. Cada fatia pequena, de 35g, tem 142 kcal.

Fonte:
Bolsa de Mulher / www.bolsademulher.com.br/

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar