Blog

Voltar
05/08/2013 NOVIDADES

Alimentação errada na fase bulking pode influenciar nos resultados

Ter um corpo saudável, tonificado e livre de gorduras é o principal objetivo dos inscritos em uma academia ou que começam um treinamento. O processo inicia com o ganho de massa magra (conhecido como bulking) e perda de porcentagem da gordura corporal (cutting). Porém, no primeiro estágio é comum ver a pessoa comer sem restrições, e isto pode ser um grande erro.

Conhecido como bulking sujo, o hábito de ingerir qualquer tipo de alimento, sem se preocupar com a quantidade de gordura e açúcares, pode não só ter o efeito contrário como prejudicar a saúde. A prática é feita por indivíduos que acreditam que conseguirão perder essa gordura quando entrarem na fase do cutting. É preciso sempre ganhar massa magra e perder massa gorda, tanto para a estética quanto para a saúde, para ajudar na prevenção de doenças crônicas e alcançar os objetivos desejados. Por isso, não ter hora para comer e ingerir mais nutrientes do que o organismo necessita não trará benefícios e pode até atrapalhar o rendimento.

É comum especialistas deixarem os atletas mais à vontade para comer o que os agrada nesse período, pelo fato de que esses alimentos terão que ser extremamente restritos na segunda fase (cutting). A dica é comer de três em três horas e evitar gorduras, frituras, doces e guloseimas. O atleta deve preferir frutas, legumes, saladas, alimentos integrais (fibras), leites e derivados desnatados ou semi-desnatados.

Eliminar alimentos ricos em carboidratos também pode ser um erro. Uma das principais funções dos carboidratos é fornecer energia imediata para a contração muscular, de forma muito mais eficiente em comparação com os lipídeos, o que promove ganho de massa magra e, em médio e longo prazo, a perda de massa gorda. A ingestão de proteínas também é necessária, porém não em grandes quantidades. O excesso de proteínas é oxidada na mitocôndria e não é direcionada para a síntese muscular.

Por Jornalismo Portal EF

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar