Blog

Voltar
03/10/2013 NOVIDADES

Tempo do sono influencia no desenvolvimento de doença

Uma série de pesquisas já tentaram avaliar a relação entre os problemas de sono com doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Porém, um novo estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, realizou uma relação entre o tempo de sono e a saúde. Segundo os cientistas, pessoas que dormem menos de seis ou mais de dez horas por dia têm maiores chances de desenvolver doença coronariana, diabetes, AVC, ansiedade e obesidade. Os cientistas analisaram 54.000 americanos, com 45 anos ou mais, e 31% dos participantes afirmaram que dormiam poucas horas por dia (menos de seis). Mais de 64% dos participantes afirmaram que tinham um sono ideal e apenas 4% disseram que dormiam demais (mais de dez horas por noite). Os pesquisadores concluíram que os participantes que dormiam poucas horas registravam um índice maior de obesidade e sofrimento mental, caracterizado por um período grande de ansiedade, estresse e depressão. Além disso, esse grupo de pessoas possuía um maior desenvolvimento de doença coronariana, AVC e diabetes do que os participantes com horas normais de sono (sete a nove horas de sono por noite). Já as pessoas que dormiam muito tiveram índices semelhantes de obesidade e sofrimento mental em comparação aos que dormiam pouco, mas apresentaram quantidades ainda maiores de doença coronária, AVC e diabetes. Ou seja, dormir mais não significa necessariamente que você está dormindo bem.

Por isso, um estilo de vida saudável e equilibrado não se limita a dieta e exercícios, já que quando e como você dorme é tão importante quanto o que você come ou como se exercita.

Por Jornalismo Portal EF

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar