Blog

Voltar
22/09/2011 NOVIDADES

HÉRNIA DE DISCO: O MAL DE TODOS OS TEMPOS

A coluna vertebral vem cada vez mais sofrendo de problemas degenerativos, os quais por sua vez não tem mais volta. Isso acontece porque por volta dos 25 anos de idade os vasos sanguíneos, que nutrem os discos e substancias que articulam uma vértebra a outra, atrofiam quase que completamente.

Consequentemente esses discos ficam desidratados e fragilizados, rompendo-se facilmente com a realização de posturas inadequadas.

Essas rupturas são conhecidas como hérnias de disco, condições bastante dolorosas, principalmente se o conteúdo do disco comprimir o nervo ciático na lombar ou ramos do plexo braquial na cervical. A partir daí o disco nunca mais volta a ser o mesmo, pois a vascularização insuficiente não permite uma cicatrização eficaz.

O disco ao se desidratar, permite uma aproximação maior entre as vértebras, levando a lixamento ou cisalhamento entre as vértebras toda vez que o individuo realiza movimentos inadequados com a coluna, tendo como resultado no também conhecido popularmente bico de papagaio.

Pessoas que sofrem deste mal sempre passaram por períodos de crises dolorosas em suas vidas, que podem ser maiores ou menores. A partir dai podemos levantar algumas questões: o que causa uma hérnia de disco? O que fazer para evitar o surgimento de uma hérnia? Como minimizar o desgaste da coluna após o surgimento de ma hérnia?

Como viver bem com uma hernia?

É bem verdade que 50% das pessoas que sofrem de hérnia possuam alguma herança genética, que facilita tal acontecimento, mas o principal movimento que leva a uma hérnia e a flexão do tronco ou da cervical, ou seja, quando curvamos para frente. Ao realizar atividades como pegar um objeto no chão, escovar os dentes, amarrar cadarços de sapatos, arrumar uma cama, entre outras.

A própria postura sentada eleva a pressão do disco para 1600 newtons, onde de pé seria apenas 400. Prova disso, é a coluna torácica, lugar raro de ocorrer hérnia, pois esta não se dobra ou se curva, devido as costelas não permitirem, ou seja, evitam dobrar ao máximo, e fiquem o mínimo de tempo possível na posição sentada.

Se você já tem ou passou por uma crise de hérnia de disco, é recomendável passar por um processo de reabilitação especifica, e em seguida realizar manutenções permanentes com atividades como pilates, hidroginástica, musculação terapêutica e RPG.

Muitos se preocupam com o colchão ou travesseiro, mas o inimigo numero 1 da coluna é a cadeira. Se você trabalha sentado, modifique sua cadeira para outra em que o encosto possa ser regulado, em pelo menos 110 graus.

Faça alongamentos, e lembre-se - O corpo e a mente não podem viver em equilíbrio se a sua coluna estiver instável. Dor na coluna é a condição que mais afasta o individuo do trabalho atualmente.

Cuide bem de você e da sua coluna.

DR CARLOS AMERICO PEREIRA VIANA
ESPECIALISTA EM COLUNA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
CREFITO 13 216

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar