Blog

Voltar
22/05/2012 NOVIDADES

O DESCANSO TAMBÉM FAZ PARTE DO TREINO

Além do treinamento, o sono é um importante aliado na qualidade de vida. A necessidade do organismo de repor os estoques energéticos e funcionais, além de regenerar tecidos durante o sono, precisa ser levada tão a sério quanto treinar. O corpo pede descanso após um treino e isso deve ser feito de maneira adequada, caso contrário não haverá tempo hábil para uma recuperação necessária antes da próxima atividade.

Para ter um bom sono afim de não afetar a qualidade do treino e ter um relaxamento adequado, é importante considerar o período da atividade.

Treinos noturnos:

Tomar o cuidado de ter um intervalo mínimo de duas horas entre terminar o exercício e ir dormir. Esse é o período necessário para desacelerar o metabolismo. Portanto, evite programas estimulantes, como jogos e atividades de muita ação.

Treinos diurnos:

Quem treina de manhã terá um maior período de gasto calórico, pois o corpo permanecerá em atividade durante o dia e depois o sono será mais regenerativo, mesmo que muitas horas depois da atividade. E quanto maior a recuperação do corpo à noite, ou seja, quanto maior a qualidade de sono, maior o fator emagrecimento também.

Dra. Ana Paula Simões.
Consultora Webrun de ortopedia e traumatologia esportiva. Especialista em medicina e cirurgia do pé e tornozelo, assistente do grupo de traumatologia do esporte da Santa Casa de São Paulo e atual médica da seleção brasileira feminina de futebol Sub-20.

Fonte: < http://www.educacaofisica.com.br/ >

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar